QUEM É NISAGARDATTA MAHARAJ ?




Nisargadatta Maharaj

Nisargadatta nasceu em Bombaim, Índia, em março de 1897 e recebeu dos pais o nome de Maruti. Tinham uma pequena chácara na vila de Kandalgaon, em Ratnagiri, distrito de Maharastra. Seu pai, Shivarampant, era um homem pobre que tinha sido um empregado em Bombaim, antes de se tornar chacareiro. Maruti trabalhou na chácara como auxiliar. Apesar de ter crescido com pouca ou nenhuma educação formal, ele foi exposto a idéias religiosas através de um amigo de seu pai, que  morreu quando ele tinha 18 anos, deixando para trás a viúva e seis filhos. 

Maruti e seu irmão mais velho decidiram então  procurar trabalho na cidade de Bombaim. Depois de trabalhar brevemente como balconista, Maruti abriu uma loja de roupas para crianças e cigarros enrolados em folhas, conhecidos como “bidis”, muito populares na India. 

A loja teve um sucesso modesto e Maruti se casou em 1924. Um filho e três filhas nasceram dessa união. Aos 34 anos, Maruti foi apresentado por um amigo a um guru, Sri Siddharameshwar Maharaj, o líder do ramo Inchegeri, da filosofia Navanath Sampradaya. O guru lhe deu um mantra e algumas instruções e morreu pouco tempo depois.

Em pouco tempo Maruti iluminou-se e assumiu o novo nome de Nisargadatta. Tornou-se um homem santo e partiu de pés descalços para o Himalaya, mas, no caminho, encontrou com um outro discípulo de seu guru que lhe mostrou a inutilidade de se viver longe da civilização. Assim, ele voltou a Bombaim. Suas quatro lojas tinham sido reduzidas apenas a uma só. Tendo o suficiente para viver, reassumiu seu pequeno negócio e construiu com suas próprias mãos, conforme a tradição indiana prevê, seu próprio local de meditações, no segundo pavimento da casa, onde recebia buscadores de todas as partes do mundo.

Nisagardatta tornou-se conhecido internacionalmente através do livro “I AM THAT”, publicado em 1973 no estado North Carolina (EUA). O livro é uma coletânea de perguntas e respostas entre Nisargadatta Maharaj e as pessoas que vinham visitá-lo em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário